[22.10.2015]

Projeto empreendedor português vence concurso internacional

No âmbito do projeto CInet, Creative Industries Network of Entrepreneurs, decorreu em Barcelona, nos passados dias 15 e 16 de outubro, o workshop sobre Creative Entrepreneurial Venturing. Este evento, organizado pelo Internet Interdisciplinary Institute da Universitat Oberta de Catalunya, ocorreu no âmbito das atividades do projeto Leonardo da Vinci de Transferência de Inovação, coordenado pela Universidade Aberta (UAb), em parceria com a DNA Cascais, em Portugal.

O workshop contou com a apresentação oficial de dois projetos de cada um dos países envolvidos (Portugal, Espanha e Grécia) à comunidade académica e de Business Angels presente no workshop. Os projetos em causa, avaliados por um painel composto por dois professores americanos, uma empreendedora alemã e um empreendedor português, foram desenvolvidos no decurso de um programa intensivo de aceleração de negócios e criação de empresas na área das Industrias Criativas, desenvolvido especificamente no seio deste projeto europeu, que envolveu inicialmente mais de 100 empreendedores nos 3 países.

Portugal esteve representado pelos projetos Edu&Biz with Art, da equipa liderada por Carlos de Figueiredo, e Xopvision Cloud Digital Signage, de uma equipa de empreendedores, representada por Pedro Bernardo.

O projeto português Xopvision foi o grande vencedor deste concurso. O XopVision é uma aplicação informática que potencia uma ferramenta de comunicação sofisticada que utiliza televisores, monitores, smartphones ou tablets, estrategicamente localizados em ambientes privados ou públicos, com o principal objetivo de transmitir mensagens publicitárias e informativas.
Esta nova forma de comunicar, permite ao consumidor reconhecer a marca, produtos, preços mais competitivos, campanhas e promoções. A principal vantagem relativamente aos tradicionais painéis informativos é o facto de permitir a visualização de animações e a atualização do conteúdo ao minuto e de forma muito simples e dinâmica.

No concurso, registe-se ainda o segundo lugar obtido pelo outro projeto português escolhido, o Edu&Biz with Art, promovido pela equipa liderada por Carlos Figueiredo. Portugal arrecadou assim os dois primeiros lugares desta competição o que, para os responsáveis do projeto, representa um claro sucesso da metodologia desenvolvida ao longo dos dois anos da sua duração, para o desenvolvimento do empreendedorismo em rede, nas indústrias criativas.

O Projeto CINet está em ação desde outubro de 2013, e tem como principal objetivo a promoção das redes de empreendedorismo nas Indústrias Criativas, entre países do sul da Europa (nomeadamente Portugal, Grécia e Espanha), a partir das lições passíveis de estudar e exportar, de espaços inovadores e criativos noutras regiões europeias e, no caso vertente, de Lace Market, em Nottingham (UK).

O projeto, que é liderado pela Universidade Aberta de Portugal conta com a participação da DNA Cascais, segundo parceiro português, bem como de outras universidades e centros de pesquisa dos países envolvidos, nomeadamente a Associação Work Place Innovation, do Reino Unido, a Universitat Oberta de Catalunya, Espanha, o Kentro Erevnon Panepistimiou Pireos, da Grécia, e Association for Education and Sustainable Development, da Roménia, e a Media Deals Association, empresa de Business Angels franco-alemã.