Barra

Rede sem fios Eduroam

A Universidade Aberta dispõe de uma infra-estrutura de comunicações sem fios (wireless), disponível na sua Sede, nas suas Delegações Norte e Centro e no Polo do Taguspark. Esta rede é gerida e mantida pelos Serviços de Informática da UAb.

A rede pode ser utilizada por todos os docentes, estudantes e funcionários da Universidade Aberta, bem como por visitantes de qualquer outra instituição que tenha aderido à rede Eduroam*. Do mesmo modo os utilizadores da UAb, quando em visita a instituições Eduroam, em Portugal ou no estrangeiro, poderão ter acesso às respetivas redes sem fios sem qualquer alteração na configuração dos seus equipamentos.

Para utilizar a rede sem fios, para além das credenciais de autenticação (utilizador e password) é necessário um equipamento com placa de rede sem fios IEEE 802.11 a/b/g e software com suporte de WPA.

Credenciais de autenticação para os utilizadores da UAb:

  • Estudantes: introduzir as credenciais utilizadas para aceder aos sistemas de informação da UAb (área privada do Portal da UAb/Portal Académico e Plataforma de E-learning), no formato utilizador@uab.pt;

  • Colaboradores (docentes e funcionários): introduzir as credenciais de domínio (as mesmas que utiliza para o e-mail, aceder a um posto de trabalho, etc.), no formato utilizador@uab.pt.

Cobertura da rede sem fios da Universidade Aberta:

  • Na Sede há três zonas abrangidas: o Salão Nobre, o Auditório 3 e a Biblioteca (Sala de Leitura).

  • Em toda a Delegação Norte.

  • Em toda a Delegação Centro.

  • No polo do Taguspark há sinal em todas as salas com exceção da área utilizada pelos serviços administrativos.

* Mais informação à cerca da rede Eduroam em www.eduroam.org, www.eduroam.pt.

 

 

Eduroam
FCCN
UMIC
Atualizado em 27.03.2013
Co-Financiado por:
Compete Quadro de Referência Estratégico Nacional União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
DeG�is Universidade de E-Learning Universia - O Portal dos Universitários Biblioteca do Conhecimento Online APCER