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Serviços de Informática

Cabe aos Serviços de Informática (SI), funcionando na dependência da Direção de Apoio ao Campus Virtual(DACV), organizar os sistemas informáticos da Universidade, bem como coordená-los, de modo a que exista uma eficiente articulação e integração destes com as Unidades Orgânicas,  Unidades Organizacionais e Serviços.

São competências específicas dos Serviços de Informática:

a) Elaborar estudos e propostas, com vista à evolução da arquitetura informática e dos meios tecnológicos ao dispor dos serviços da Universidade, de acordo com os objetivos superiormente definidos;

b) Identificar as necessidades de aquisição e substituição do material informático;

c) Administrar o hardware afeto aos sistemas informáticos, à rede de comunicações e às bases de dados, garantindo a sua conservação e segurança, de acordo com as normas definidas;

d) Administrar os sistemas informáticos de suporte ao ensino e às atividades da Universidade, assegurando o regular funcionamento e a otimização dos referidos sistemas;

e) Implementar políticas de segurança para as comunicações internas e externas;

f) Prestar a colaboração necessária a todos os serviços e equipas da Universidade no desenvolvimento dos sistemas de informação, assegurando, nomeadamente, a realização dos trabalhos necessários à sua implementação, desenvolvimento e exploração;

g) Colaborar no planeamento das necessidades de formação das pessoas em tecnologias de informação e comunicação, por forma a integrar tal informação no plano de atividades da Universidade;

h) Gerir a rede de comunicações internas da Universidade, incluindo o desenvolvimento e a gestão sustentada de uma rede intranet;

i) Promover o reforço do uso pelas pessoas das tecnologias de informação e comunicação, de modo a que sejam utilizadas as mais evoluídas e adequadas;

j) Contribuir para a aplicação de soluções tecnológicas inovadoras na Universidade;

k) Contribuir para o aumento contínuo e sustentado da capacidade de gestão da Universidade através do desenvolvimento de sistemas de gestão e controlo tecnologicamente avançados;

l) Tomar as medidas adequadas para garantir a segurança dos sistemas informáticos da Universidade, incluindo a salvaguarda do acesso à informação que revista caráter reservado ou confidencial;

m) Apoiar a criação e realização de inquéritos eletrónicos, nomeadamente nas fases de extração e tratamento de dados, em articulação com o Gabinete de Planeamento, Avaliação e Qualidade e o Gabinete de Gestão Académica e Curricular;

n) Gerir o repositório de utilizadores e o sistema de autenticação centralizada de suporte às aplicações web da Universidade, definindo, adequada e claramente, os dados, as regras, a segmentação e os níveis de acesso das contas dos utilizadores;

o) Administrar e prestar suporte técnico aos websites dos centros e polos de investigação sediados na Universidade;

 

Boas Práticas SI
 

Atualizado em 22.07.2015
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