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Mobilidade Erasmus

Estudantes

O Programa ERASMUS oferece aos estudantes a possibilidade de efetuarem um período de estudos numa Instituição de Ensino Superior (IES) europeia, com pleno reconhecimento académico, ou um estágio curricular ou profissionalizante tanto numa IES como numa empresa europeia.
O período de mobilidade deverá ter uma duração mínima de 3 meses e máxima de 12 meses.

Como adquirir o estatuto e a bolsa de estudante ERASMUS?
Para além das regras estabelecidas em relação à nacionalidade, o estudante deverá ter completado 60 créditos de um curso superior na Universidade Aberta.
As unidades curriculares ou cursos efetuados no estrangeiro serão oficialmente reconhecidos aquando do regresso a Portugal. O Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos (ECTS) é um sistema que se destina a facilitar o reconhecimento académico por meio de mecanismos eficazes e de aplicação geral. Constitui um código de boas práticas na organização do reconhecimento académico, com base na transparência dos planos de estudo e nos resultados obtidos pelos estudantes.
Na qualidade de estudante ERASMUS, poderá também receber uma bolsa ERASMUS. Convém ter em atenção que não se trata de uma bolsa de estudo mas de uma bolsa de mobilidade, o que quer dizer que é apenas um complemento financeiro destinado a ajudar nas despesas de viagem e de alojamento/alimentação decorrentes do facto de o período de estudo decorrer no estrangeiro. Se o estudante for aceite para efetuar um período de mobilidade numa universidade parceira, não significa que lhe seja garantida a atribuição de uma bolsa de mobilidade.
A grande maioria das universidades que recebem estudantes ERASMUS oferece-lhes, gratuitamente, cursos da língua nativa, isto é, da língua de ensino.
Depois de tomada a decisão de partir para uma experiência académica europeia, o estudante terá que ter em conta um processo, que envolve duas fases distintas, sendo a primeira, da exclusiva responsabilidade do estudante, e a segunda, da responsabilidade partilhada entre o estudante e a Universidade Aberta.
As propinas serão pagas na sua universidade de origem, nada havendo a pagar à universidade de destino.

Candidatura, Contrato de Estudos e Contrato Erasmus
1. Consultar a lista de Acordos Bilaterais e verificar quais são as instituições europeias de ensino superior, com as quais a Universidade Aberta tem acordos bilaterais para a mobilidade de estudantes.
2. Verificar nessa lista quais os acordos bilaterais que contemplam a sua área de estudos.
3. Definir o(s) semestre(s) de permanência no estrangeiro, tendo em atenção as datas de candidatura definidas pela instituição de destino. É importante não esquecer que o período não pode ser inferior a três meses, nem superior a um ano académico.
4. Preencher a ficha de candidatura OUT  e enviar para o Gabinete de Desenvolvimento Estratégico e de Relações Internacionais (GDERI), o gabinete que coordena a participação da Universidade Aberta no programa ERASMUS, através do correio eletrónico ri@uab.pt. Se preferir, pode entregar pessoalmente, na seguinte morada:
                Campus Taguspark - Núcleo Central,
                Edifício Inovação 1,
                Av. Jacques Delors, 211
                2740-122, Porto Salvo, Oeiras;
5. Após a apreciação e aprovação da candidatura, o estudante assina 2 documentos:

•    o Contrato de Estudos (learning agreement), no qual são definidas as equivalências entre as unidades curriculares da UAb e da instituição de destino;
•    o Contrato Erasmus que estabelece a atribuição da bolsa. Os estudantes portadores de deficiência e/ou com comprovadas dificuldades socioeconómicas podem candidatar-se a uma bolsa suplementar.

6. Apresentação ou envio ao GDERI de cópia do cartão de cidadão/passaporte e do nº de identificação fiscal (NIF), assim como do comprovativo do NIB (para efeitos de pagamento da bolsa Erasmus).

Ficha de candidatura OUT
(para estudantes da UAb)

Para mais informações contacte o GDERI (e-mail: ri@uab.pt; telf.: 300 002 962).
 

Atualizado em 05.07.2013
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