[26.04.2013]

A UAb na Liderança da Inovação Europeia em Educação online

Nos últimos anos, os chamados Massive Open Online Courses (MOOC) têm conhecido um sucesso surpreendente, particularmente a partir do êxito das iniciativas lideradas pelas principais universidades norte-americanas. Fiel à sua tradição inovadora, a Universidade Aberta (UAb) lança o seu primeiro iMOOC, no quadro da ambiciosa iniciativa pan-europeia OpenupEd, desenvolvida pela European Association of Distance Teaching Universities (EADTU), com o apoio da Comissão Europeia.

Esta importante iniciativa, recentemente apresentada pela Comissária Europeia Androulla Vassiliou (http://europa.eu/rapid/press-release_IP-13-349_en.htm), que congrega cerca de uma dúzia de prestigiadas universidades do velho continente, antecipa o lançamento oficial de um programa muito vasto da Comissão Europeia dedicado à transformação do sistema educativo europeu, em particular do universitário. A iniciativa OpenupEd, que a UAb integra desde a primeira hora, constitui a primeira oferta federada europeia de educação aberta, disponibilizando, desde já, 58 cursos em 12 línguas diferentes, entre as quais o Português.
A relevância da iniciativa iMOOC da UAb ultrapassa, porém, este já de si importante acontecimento no mundo da educação superior. Com efeito, ao apresentar o seu primeiro iMOOC, a UAb introduz aquele que constitui o primeiro modelo pedagógico institucional de cursos abertos massivos online conhecido no mundo. O modelo iMOOC da UAb.pt inclui características únicas no atual panorama internacional, constituindo não apenas uma síntese de elementos presentes nos já conhecidos cMOOCs e xMOOCs, mas mobilizando também o nosso know-how institucional no desenho de experiências de aprendizagem online de grande qualidade. O modelo iMOOC foi, aliás, desenvolvido em articulação com a atualização do Modelo Pedagógico Virtual da UAb, constituindo uma sua nova componente especificamente dedicada a cursos abertos massivos.
O primeiro iMOOC da UAb.pt que agora oferecemos tem como temática as alterações climáticas no contexto das experiências de vida e foi desenvolvido por uma equipa docente especializada da UAb, coordenada pelo Prof. Dr. António Teixeira e integrando também o Dr. José Mota, a Prof.ª Drª Sandra Caeiro, a Prof.ª Drª Paula Nicolau, o Prof. Dr. Vítor Rocio e o Prof. Dr. José Coelho, para além de vários experientes colaboradores da UAb de reconhecida competência internacional.

O iMOOC "As Alterações Climáticas: o contexto das experiências de vida" (#imoocac13) está aberto à participação de todos, não tendo pré-requisitos, nem custos.
Para participar, basta registar-se em http://imooc.uab.pt, e juntar-se a uma grande comunidade de aprendizagem com quem poderá partilhar esta emocionante aventura.