[27.11.2012]

Conferência Ambientes Virtuais de Aprendizagem para Alunos com Necessidades Especiais

A Universidade Aberta (UAb), através da Delegação Regional do Porto, do Laboratório de Educação e elearning e do Centro Local de Aprendizagem em Cantanhede, em parceria com o Instituto de Psicologia Cognitiva (IPC)- Desenvolvimento Vocacional e Social - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra (CEIS20), organizam no dia  5 de dezembro de 2012, pelas 18h, no Museu da Pedra – Cantanhede, uma conferência subordinada ao tema: “Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Recursos para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais”.

A iniciativa, que será moderada por Angélica Monteiro e J. António Moreira, estará a cargo de Mara Lúcia Cruz. Para além das atividades de investigação e docência, Mara Cruz é mestre e doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, desenvolve investigação de doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com financiamento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Brasil), num convénio com a UERJ.
 
Para que alunos com necessidades educacionais especiais tenham reais possibilidades de sucesso académico, a conferência permitirá discutir alternativas que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais acessível e dinâmico, beneficiando não só aqueles, mas todos os alunos em geral. Os recursos às tecnologias da informação e da comunicação têm-se mostrado imprescindíveis neste contexto, como os ambientes virtuais de aprendizagem, que visam favorecer o desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo destes formandos.
 
O evento é de participação gratuita, todavia é necessária uma inscrição, através do site: http://bit.ly/PPED1i.

Aceda aqui ao cartaz.