[22.02.2016]

A importância da Qualidade UAb

A Universidade Aberta (UAb) é a única universidade pública portuguesa a ministrar todos os seus cursos em regime online, recorrendo a metodologias de ensino específicas e certificadas suportadas pelas tecnologias e pelas redes digitais. Continua empenhada e determinada na sua vocação que é a de estar ao serviço das pessoas, de contribuir para a disseminação da ciência e do conhecimento em língua portuguesa, de promover o desenvolvimento e a inclusão social. A missão da UAb é exigente e distinta das outras instituições de ensino superior, por assentar numa estrutura logística complexa e numa cultura organizacional específica e orientada para a virtualidade social. É este o contexto do reconhecimento da Qualidade UAb.

A Qualidade tem sido uma das prioridades estratégicas da UAb e a prossecução deste objetivo tem-se refletido nos serviços prestados e por conseguinte nos prémios e distinções que já obteve e que atestam o compromisso social assumido em 1988, enquanto instituição de ensino superior a distância portuguesa.

Em 2015 a Universidade Aberta obteve a Concessão da certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER) alcançando, o reconhecimento da eficácia do seu Sistema de Gestão da Qualidade e consequentemente dos processos da organização, dando desta forma seguimento ao trabalho estruturado e contínuo que tem vindo a ser desenvolvido. À semelhança da certificação anterior esta nova concessão abrange os serviços centrais em Lisboa, as Delegações (Porto e Coimbra) e os Centros Locais de Aprendizagem.

Em 2016 a Universidade Aberta alcançou o Recognised for Excellence (R4E) da European Foundation for Quality Management (EFQM), no âmbito do esquema europeu Níveis de Excelência. A Universidade Aberta é a primeira universidade pública portuguesa a ser distinguida com este "reconhecimento". O R4E da EFQM é atribuído após um rigoroso e exigente escrutínio realizado por parte da equipa de avaliadores da Associação Portuguesa da Qualidade às organizações que se candidatam e que tenham um historial de, pelo menos, cinco anos de melhoria contínua. Este nível de excelência revela que foram recolhidas evidências inequívocas que demonstram que a UAb tem evoluído e crescido positiva e sustentadamente, ultrapassando com sucesso os objetivos estratégicos que vem definindo ao longo dos anos e afirmando-se como uma organização com impacto positivo junto dos seus estudantes, fornecedores e outras franjas da sociedade.

Os próximos desafios centram-se no alargamento da certificação do SGQ, de forma faseada a outros setores da UAb, no desenvolvimento da certificação do seu Sistema de Gestão da Segurança da Informação pela norma ISO 27001 e na prossecução das ações que permitem também a melhoria das práticas pedagógicas, como sejam os mecanismos e os procedimentos que garantam a qualidade das aprendizagens dos estudantes. Todas estas iniciativas vão permitir a adoção de medidas e de ações necessárias, conducentes à consolidação e subsequente candidatura à certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, no final de 2016.