[08.07.2010]
Imagem da Notícias

UAb coopera com Universidade de Lisboa, Politécnico e FCCN

A Universidade Aberta (UAb), a Universidade de Lisboa (UL), o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) celebraram um Protocolo de Cooperação com vista ao desenvolvimento do Ensino Superior Público a Distância.

Na cerimónia da assinatura do convénio, realizada na Reitoria da UL, a 7 de julho de 2010, o Reitor da UAb, Prof. Doutor Carlos Reis, sublinhou que o acordo “significa a efetivação da colaboração da UAb com uma grande universidade portuguesa, de prestígio internacional, e o reconhecimento do potencial pedagógico do Ensino a Distância (EaD), que não se esgota na cooperação entre duas universidades, estendendo-se ao IPL e à FCCN”.

No âmbito do protocolo, a colaboração entre a UAb e a UL visa o desenvolvimento do EaD na UL e prevê a possibilidade de integrar conteúdos pedagógicos da UL na oferta formativa da UAb. Quanto ao IPL, facultará, através da sua Escola Superior de Comunicação Social, estúdios de TV e de rádio, experiência no domínio do webdesign, design e gestão de conteúdos. A FCCN contribuirá com meios informáticos, como servidores e estúdios de gravação, e com conhecimentos na área do EaD.

O Reitor Carlos Reis disse também que este acordo materializa oportunidades potenciadas pelo Contrato de Confiança (que o governo celebrou com os reitores das universidades portuguesas), que incentiva “as instituições a aproximarem-se, a economizarem meios e recursos, a não repetirem o que outros já fazem bem e a darem aos outros o que têm de melhor”.

No mesmo evento, o Reitor da UL, Prof. Doutor António Nóvoa, frisou “o défice” que a UL tem em matéria de EaD e afirmou a necessidade de se “dar um salto neste domínio”, que considerou “extraordinariamente importante”. Avanços que devem passar pela consolidação de uma nova cultura interna junto dos docentes, pela utilização do e-learning e do b-learning, para além do ensino presencial, e pela extensão do EaD a cursos da UL como Direito, por exemplo, tornando os cursos acessíveis a estudantes residentes em Países de Língua Oficial Portuguesa e a emigrantes portugueses.

Já o Presidente do IPL, Prof. Doutor Vicente Ferreira, lembrou que “só as parcerias podem desenvolver sinergias de sucesso”, opinião partilhada pelo Presidente do Conselho Executivo da FCCN, Prof. Doutor Pedro Veiga, que acrescentou que o EaD contribui para a emergência de novos paradigmas de ensino-aprendizagem.