Barra

CANDIDATURAS - 1.º CICLO

REINGRESSO E MUDANÇAS DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO








Candidaturas - Informação

As credenciais que irá criar de "autoregisto" para efetuar a sua candidatura online são temporárias sendo válidas apenas durante a fase de candidatura.

Oportunamente e para início do seu percurso como estudante da UAb, serão enviadas as credenciais definitivas para acesso à sua Área Privada.

 

1º SEMESTRE: 1 de junho a 4 de julho de 2016;
2º SEMESTRE: 24 de outubro a 30 de novembro de 2016.

As MUDANÇAS DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO destinam-se a estudantes que estejam numa das seguintes situações:

  1. Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso de ensino superior nacional e não o tenham concluído;
  2. Tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira, em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.

Não é permitida a mudança de par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito.

Os REINGRESSOS pode ser solicitado por estudantes que tenham estado matriculados e inscritos na Universidade Aberta, no mesmo curso ou num curso que o tenha antecedido.

 

Em que consistem estas modalidades de acesso:

As mudanças de par instituição/cursoe os reingressos consistem na instrução de um processo de candidatura, para o ano letivo corrente, em dois períodos diferentes: ver datas acima.

Recomenda-se a leitura da Portaria nº 181/D/2015, de 19 de junho, que aprova o Regulamento dos Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior e do Regulamento de Creditação de Competências Académicas e Profissionais da Universidade Aberta.

Cursos de 1º Ciclo (licenciaturas) da Universidade Aberta

 

CANDIDATURAS

1. Candidatos provenientes de estabelecimentos de ensino superior nacionais

As candidaturas realizam-se online, através do envio, em formato digital, dos seguintes documentos:

• Documento de identificação (BI, Cartão de Cidadão ou Passaporte);
• Certificado de habilitações (comprovativo de um grau do ensino superior português ou equivalente legal);
• Certidão emitida pela instituição de ensino superior em que esteve matriculado, em que deve constar o nome do curso que frequentou, das unidades curriculares realizadas e respetivos créditos e notas obtidos (ou, caso o não tenha unidades curriculares realizadas, apenas o nome do curso em que esteve inscrito e o ano da inscrição);
• Documentação adicional que o candidato considere relevante;
• Comprovativo do pagamento do processo de candidatura, de acordo com o Preçário em vigor.

Caso o tamanho dos anexos exceda os 2Mb, envie a digitalização dos documentos para candidaturas@uab.pt, com a indicação do nome e nº de candidato e/ou nº do documento de identificação. A falta de algum documento será considerada fator de exclusão.

2. Candidatos provenientes de estabelecimentos de ensino superior estrangeiros

Os candidatos provenientes de estabelecimentos de ensino superior estrangeiros necessitam de ter os documentos indicados no ponto 1., reconhecidos pelo agente consular português local ou legalizados pelo sistema de apostilha, nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros (mais conhecida pela Convenção de Haia).

Caso estes documentos não estejam escritos em português, espanhol, francês ou inglês, é necessária a sua tradução para o português, por tradutor reconhecido pela representação diplomática portuguesa.

Os candidatos têm de fazer prova que o curso e instituição de ensino frequentados no estrangeiro são definidos como superiores, pela legislação do país em causa. Para o efeito, podem requerer uma declaração de nível de estudos junto da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) – consulte aqui.

3. Antigos estudantes da Universidade Aberta

Os antigos estudantes da Universidade Aberta têm obrigatoriamente de ter a sua conta corrente regularizada e apenas necessitam de submeter online os seguintes documentos:

• Documento de identificação (BI, Cartão de Cidadão ou Passaporte);
• Comprovativo do pagamento do processo de candidatura, de acordo com o Preçário em vigor.

Caso o tamanho dos anexos exceda os 2Mb, envie a digitalização dos documentos para candidaturas@uab.pt, com a indicação do nome e nº de candidato e/ou nº do documento de identificação. A falta de algum documento será considerada fator de exclusão.

CANDIDATURA ONLINE

 

PAGAMENTO
O pagamento é efetuado através da referência Multibanco (MB) gerada após a formalização da candidatura. Conserve os talões como prova de pagamento.

Para candidatos residentes no estrangeiro o pagamento pode ser feito por transferência bancária.

IBAN – PT50078101120112001298585

SWIFT – IGCPPTPL

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Para realizar com sucesso os cursos da Universidade Aberta é imprescindível ter acesso regular a um computador com ligação à Internet, de banda larga, a par de uma conta pessoal de correio eletrónico ativa, que seja consultada frequentemente e que não seja partilhada por mais nenhum estudante da Universidade Aberta.

Antes do início de cada ano letivo, os estudantes frequentam, obrigatoriamente, um módulo de ambientação online, que é gratuito e se destina a melhor integrar os estudantes no modelo pedagógico da Universidade Aberta.

A lista de candidatos admitidos e excluídos é publicada em www.uab.pt.

Para mais informações, consulte por favor as Perguntas Frequentes.

Caso persistam dúvidas, utilize este Formulário.

Atualizado em 12.05.2016
Co-Financiado por:
Compete Quadro de Referência Estratégico Nacional União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
DeG�is Universidade de E-Learning Universia - O Portal dos Universitários Biblioteca do Conhecimento Online APCER