Barra

Ambiente Virtual de Aprendizagem

As atividades de ensino e de aprendizagem realizam-se com recurso a software que permite criar um espaço que simula uma classe, mas de natureza virtual.
O software utilizado é uma plataforma de e-Learning, na qual, para cada unidade curricular é criada uma classe virtual. Nessa classe, que funciona como uma «sala de aula» virtual, o estudante tem acesso a todas as indicações necessárias para realizar com sucesso as unidades curriculares onde se inscreve.
Nesse ambiente, através de diversas ferramentas de comunicação, o estudante acede aos elementos de aprendizagem (bibliografias, textos, atividades diversas, instrumentos de avaliação, etc.) e contacta com o professor e com os colegas.
O número de unidades curriculares em que o estudante se inscreve, determina o número de «salas de aula» a que tem acesso. Este acesso faz-se através do site da Universidade Aberta.
O ambiente virtual de aprendizagem contempla ainda a possibilidade de interações de natureza social, com caráter espontâneo e informal. Estabelecem-se assim relações sociais e de suporte, promovendo o sentimento de pertença a uma comunidade virtual de aprendizagem.
 

Atualizado em 01.06.2015
Co-Financiado por:
Compete Quadro de Referência Estratégico Nacional União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
DeG�is Universidade de E-Learning Universia - O Portal dos Universitários Biblioteca do Conhecimento Online APCER