Barra

Bolsa Retomar

PROGRAMA RETOMAR

O Programa Retomar é uma medida que se insere no Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem (PNI-GJ), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 104/2013, de 31 de dezembro. Tem como principais objetivos:

Permitir o regresso à educação e formação, em contexto de ensino superior, de estudantes que pretendam completar formações anteriormente iniciadas ou realizar uma formação diferente, nomeadamente incentivando o regresso de antigos estudantes que abandonaram o ciclo de estudos antes da sua conclusão;

Combater o abandono escolar no ensino superior, tendo presente critérios de utilidade social e empregabilidade;

Promover a qualificação superior de jovens que não estão nem a trabalhar, nem inseridos em percursos de educação ou formação (jovens NEET).

ATRIBUIÇÃO DA BOLSA RETOMAR

  1. A atribuição deste apoio é da competência direta da Direção Geral do Ensino Superior (DGES). O requerimento de atribuição da Bolsa Retomar deve ser submetido entre 1 de abril e 10 de outubro, conforme o Despacho normativo nº 1-E/2016, de 4 de abril, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

  2. A candidatura é submetida exclusivamente online, por intermédio da Plataforma Retomar, acessível através do sítio da internet da Direção Geral do Ensino Superior.

  3. Consulte ainda toda a legislação associada.

 

Atualizado em 02.11.2016
Co-Financiado por:
Compete Quadro de Referência Estratégico Nacional União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
DeG�is Universidade de E-Learning Universia - O Portal dos Universitários Biblioteca do Conhecimento Online APCER